DA SÉRIE “FIGURAS HISTÓRICAS” – MAJOR FERNANDO GUAPINDAIA DE SOUZA BREJENSE - Parte 3

Obs.: Os dados referentes ao primeiro superintendente do município de Porto Velho foram obtidos com a Sr. Xista Guapindaia, viúva do Engenheiro TEIVELINO GUAPINDAIA, filho do Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense. Essa Senhora reside no Rio de Janeiro à Rua Santa Clara nº 95, Apartamento 602, Copacabana.

Era o Major FERNANDO GUAPINDAIA DE SOUZA BREJENSE, filho de Domingos Ferreira de Souza e de Da. Adélia Ferreira Souza, e nasceu na cidade de Brejo, Estado do Maranhão, no dia 27 de outubro de 1873. Fez seus estudos primário e secundário em Escolas Publicas e Ginásio do Governo na Capital do Estado do Maranhão.
Verificou praça no Exercito no Corpo de Engenheiros em São Luiz, de onde seguiu para o Rio de Janeiro.
Casou-se em São Luiz no dia 8 de novembro de 1889 com Luiza Teive, de cujo consorcio nasceram dois filhos: Teveilinda e Tevelino.
Informações obtidas no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e de pessoas da família do ex-governador Dr. Jonathas Pedrosa, dizem ter o Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense chegando a Manaus no ano de 1911 ou no ano de 1913, já Major de Engenharia, servindo no 48º Batalhão de Engenharia que deu cobertura aos trabalhos da Comissão Rondon no estendimento da linha telegráfica Mato Grosso – Amazonas.
Não encontramos documentos fixado a data de sua reforma, mas quando veio para Porto Velho em 24 de dezembro de 1914, data da sua nomeação para o cargo de Superintendente do Município de Porto Velho, já estava reformado.
Logo que terminou seu mandato em 31 de dezembro de 1916, nos primeiros dias de janeiro de 1917 retirou-se de Porto Velho indo residir no Maranhão, onde foi Prefeito do Município de São Felipe, daquele, Estado, tendo sido reeleito varias vezes. Sua ultima gestação terminou em 1922.
Faleceu no dia 18 de novembro de 1929, em São Luiz, Capital do Estado do Maranhão, onde esta sepultado.

Do livro: Retalhos Para A Historia De Rondônia/2001. Pág. 77,78
Escritor: Esron Penha de Meneses

Comentários

Anônimo disse…
Durante uma pesquisa, descobri que o então Tenente Fernando Guapindaia de Souza Brejense, foi Superintendente do Município de Lábrea (AM) no ano de 1897.

Fonte: Jornal da Labrea, 1 Mar. 1897.
Carla F. disse…
Meu tataravô!
Muito Bacana!!
Agile Baby disse…
Meu bisavô !!!
Unknown disse…
Interessante história
Unknown disse…
Sou Márcia de Mendonça Sobral: Ele era meu bisavô também!!!! Teivelinda era minha avó, mãe da minha mãe!!!!
Márcia de Mendonça Sobral disse…
Em tempo, minha bisavó era LUZIA, minha avó TEIVELINDA e o irmão da minha avó TEIVELINO.
Que legal, me sinto feliz por poder proporcionar estas lembranças!

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE HISTÓRIA – O POVOADO DE SANTO ANTÔNIO

DA SÉRIE “FIGURAS HISTÓRICAS” – DR. JONATAS DE FREITAS PEDROSA - Parte 2