DA SÉRIE "FIGURAS HISTÓRICAS" - PERCIVAL FARQUHAR - Parte 1


Percival Farquhar em foto de 1922.
    Filho de pais milionários, o norte-americano Percival Farquhar nasceu na Pensilvânia, dia 19 de outubro de 1864. Engenheiro civil, formado pela Universidade de Yale EUA.
    Em 1907 fundou a empresa The Madeira and Mamoré Railway Company e adquiriu do brasileiro Joaquim Catamby, os direitos de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, na qual aplicou, inicialmente, onze milhões de dólares. Empreendedor decidido, o “Último Titã”, como era chamado pela imprensa norte americana, além de comandar a épica construção da ferrovia Madeira-Mamoré foi o responsável pelo surgimento da cidade da Porto Velho, na medida em que, naquele ano autorizou à empreiteira May, JeckII & Randodolph a transferir a estação inicial da estrada de ferro Madeira-Mamoré, do povoado de Santo Antonio, pertencente ao Mato Grosso, para o local situado a sete quilômetros cachoeira abaixo, em terras do Amazonas. Com essa decisão, ele não apenas alterou a rota e a distancia dos pontos extremos da ferrovia, como proporcionou o surgimento de Porto Velho como núcleo habitacional. Para isto, contratou, em Belém, mais uma centena de trabalhadores para o desmatamento da área onde seriam implantados o centro administrativo, a estação inicial da ferrovia, as oficinas e as casas para técnicos e operários. Em 1908, ordenou que fossem traçadas ruas e avenidas com a finalidade de organizar a cidade que ele imaginava surgir. No entanto, o criador de Porto Velho jamais esteve na região. Baseava-se exclusivamente em Belém, de onde comandava seu império amazônico.
    Foi lá que ele contratou cerca de duzentos trabalhadores para abrirem as primeiras ruas e avenidas no povoado que se formava desordenadamente, ao longo do porto velho.
    Quando a Madeira-Mamoré começou a ser constituída, em sua segunda fase, o velho porto amazônico proporcionou o primeiro processo de povoamento patrocinado pelas obras da ferrovia. Do velho porto, a população deu a designação ao povoado, a vila, à cidade e, finalmente, ao município, criado em 2 de outubro de 1914, Percival Farqhuar, o fundador de Porto Velho de fato e de direito.
    No dia 4 de agosto de 1953, o ex-dono da Madeira-Mamoré, responsável pelo surgimento de Porto Velho como núcleo habitacional, faleceu em Nova York, aos 89 anos de idade.

Texto extraído dos livros: Pioneiros e Porto Velho Conta a sua Historia/Paginas 47,48,49,82,83
Escritor: Francisco Matias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE HISTÓRIA – O POVOADO DE SANTO ANTÔNIO

DA SÉRIE “FIGURAS HISTÓRICAS” – MAJOR FERNANDO GUAPINDAIA DE SOUZA BREJENSE - Parte 3

DA SÉRIE “FIGURAS HISTÓRICAS” – DR. JONATAS DE FREITAS PEDROSA - Parte 2