A ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ - PARTE 1
Engenheiros contratados pela Madeira-Mamoré Railway no ponto incial em Porto Velho, 1908. |
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré, localizada no interior
da Floresta Amazônica, é uma das menos conhecidas e mais faladas ferrovias
nacionais e quem sabe do mundo, pois ainda hoje são grandes a mística, as
lendas e as histórias que cercam sua idealização, construção e operação nos
confins do Brasil, por uma gama de homens corajosos e decididos, que levaram
o progresso a uma região até então virtualmente inexplorada e selvagem, pagando
para isso um preço altíssimo em termos de vidas humanas perdidas, reputações
criadas e destruídas, perdas materiais e muitos atos de heroísmo e lições de
dedicação, etc...
Engenheiros e trabalhadores localizados na região de Porto Velho com equipamentos para uma serraria a vapor, em 1908. |
Delírios ufanistas, razões de ordens estratégicas e
econômicas, sonhos da descoberta de um "Eldorado" na região, muitas
foram às motivações que levaram milhares de pessoas a entregarem suas vidas e
sua saúde nesse empreendimento, bem como foram muitas as empresas Brasileiras,
Americanas e Inglesas que, visualizando um futuro de enormes riquezas na
região, acabaram afundando-se em dívidas e falindo fragorosamente, apesar das imensas
somas de recursos nacionais e estrangeiros, particulares (privados) e
governamentais injetados na construção dessa estrada de ferro, tudo isso
contribuindo para cunhar para a estrada expressões do tipo "Ferrovia Amaldiçoada",
"A estrada dos trilhos de
ouro", "A
estrada onde morreu uma pessoa para cada dormente colocado" e
a que define realmente o que foi a construção da ferrovia, no nosso entender,
quando a ela refere-se o jornalista Manoel Rodrigues Ferreira como "A Ferrovia do Diabo".
Nesse espaço tentaremos
contar um pouco do que foi essa epopéia, esclarecendo da forma mais clara possível, e com diversas ilustrações inéditas!
>>> Continua...
Comentários